Todo bebê precisa suplementar vitamina D?


Semana passada eu perguntei nos stories às mães e pais se seus filhos (bebês ou quando bebês) haviam suplementado vitamina D, quando e quem recomendou... e as respostas foram bem variadas.
A maioria respondeu que a suplementação havia sido recomendada a partir do nascimento, por um pediatra.
Este é o melhor dos cenários mesmo! Sim, praticamente TODO bebê precisa suplementar vitamina D desde o nascimento até os 2 anos de idade. Esta recomendação vem a Sociedade Brasileira de Pediatria.
Isso se deve ao fato de que somente os banhos de sol regulares (só de fraldinha, em horários seguros) e o leite materno não são suficientes para manter os níveis adequados desta vitamina. É importante suplementar pois a Vitamina D tem funções extremamente relevantes para o organismo do bebê em crescimento e desenvolvimento, tais como formação esquelética e papel positivo no sistema imune.

Há individualização da recomendação? Há! Cito um exemplo: Bebês em uso de fórmula infantil precisam ser avaliados individualmente, pois vai depende da composição nutricional utilizada na fórmula.



Extras:


  • O nutricionista pode prescrever a suplementação? PODE! Mas, sinceramente, normalmente não ocorre no melhor dos cenários. Não porque o nutricionista não sabe. Longe disso. Mas pelo fato de a recomendação preconizar a suplementação desde o nascimento. Aí te pergunto... Quem levou seu bebê no nutricionista no primeiro mês de vida dele? Praticamente ninguém, né? Então quando a recomendação é feita por um nutri especialista da área (pelamor, hein), normalmente é depois dos 6 meses de idade, quando ALGUNS pais procuram ajuda na introdução alimentar.
  • Atenção, a maioria dos suplementos que encontramos possui vitamina D de origem animal. Se você deseja que seu bebê seja um vegetarianinho, provavelmente vai precisar manipular um suplemento de vitamina D2 em gotinhas, que é de origem vegetal!
  • Mas, Iza, o pediatra do meu filho disse que é contra a suplementação se meu bebê mama/come super bem. É, bom... então manda ele conversar com Sociedade Brasileira de Pediatria. Eu também tenho algumas críticas sobre suplementar vitamina D, mas não arrisco a saúde dos pequenos. A recomendação é pautada na informação científica que temos hoje. Quando aparece um baixinho na clínica que não está recebendo suplementação de vitamina D, depois de eu avaliar se ele usa fórmula, qual e quanto, na maioria das vezes EU PRESCREVO SIM!

Beijinhos!


Postado por: Nutricionista Izabella Tesoto