Tentante pode consumir café?


Há um tempo venho me aprimorando em nutrição e fertilidade, e confesso que tenho me apaixonado pela área!
Ao me aprofundar nos estudos científicos, identifiquei muitas hipóteses e associações relacionadas com melhores possibilidades de gestação.
No entanto, preciso avisar de antemão que MUITO ainda precisa ser mais estudado, para a imensa maioria dos estudos a gente ainda não tem a melhor evidência científica do mundo, mas temos sim muitos "sinais de alerta" que merecem atenção, cuidado e ponderação, até que apareçam evidências mais robustas e guidelines salvadores que possam nos direcionar com mais segurança na nossa prática clínica.


Ou seja: tudo o que falarei a partir de agora refere-se à pontos de atenção que merecem ponderação. Não há motivo para desespero, alarde ou conlcusões cheias de certezas absolutas, ok? A evolução da ciência funciona assim, e quem te der certeza absoluta de algo ainda não entendeu nada.

Dito tudo isso, hoje quero trazer para vocês a associação da cafeína com o maior risco de aborto espontâneo.

O que sabemos até agora: 
A cafeína é mais tóxica para o feto do que para nós
Além disso, a cafeína em excesso também associa-se com uma redução de hormônios importantes para a manutenção da gestação
Quanto maior a quantidade de cafeína a tentante ingere, maior o risco de abortos espontâneos ela tem. Por outro lado, um consumo mais baixo não tem essa associação. Aparentemente, é considerado baixo quando se ingere até 3 xícaras de café/dia (daquelas pequenas de 50ml!). 
É claro que isso pode ser mais individualizado conforme o histórico de cada tentante. Por exemplo: uma mulher que nunca foi de tomar café, o ideal é não começar quando ela iniciar sua vida de tentante. Ou no caso de uma mulher que já teve um ou mais abortos espontâneos. Neste último caso me parece mais prudente fazer a exclusão ou redução relevante do consumo de café e alimentos ricos em cafeína.

Por fim, sabemos que as causas dos abortos espontâneos são diversas e muitas talvez nem sejam "evitáveis". No entanto, se você é tentante, eu sugiro limitar seu consumo de cafeína (café e alimentos ricos) desde antes de engravidar, para manejarmos este possível risco. 

Com carinho, Iza.
Postado por: Nutricionista Izabella Tesoto