Ovo é proteína?

Essa história de chamar um alimento, ou um grupo de alimentos, de nutriente, confunde tanto a cabeça, além de prestar um baita desserviço para nós!

Explico:

Um belo dia, acordei, liguei o wifi do celular e imediatamente o whatsapp tocou várias vezes, anunciando uma grande quantidade de mensagens recebidas. Era a mãe de uma paciente que eu tinha atendido na semana.
Ela me questionou porque tinha "apenas" 70gr de proteína no almoço da filha dela. Achei a conversa estranha, pois eu não passo a composição nutricional dos planos alimentares que monto. Então... de onde ela tinha tirado 70 gramas de proteína no almoço? E meu Deus, 70 gramas de proteína em um dia inteiro é coisa pra caramba! Imagine só em uma refeição.

Pois bem

Eu havia colocado um ovo cozido no almoço, que tem cerca de 60-70gr, em média (o ovo inteiro, no caso). E, bem... um ovo cozido não é "proteína".

Um ovo inteiro cozido tem, em média, 140kcal. Destas 37,7% refere-se à porção protéica, 60,6% de gordura e 1,7% de carboidratos (além de diversos outros nutrientes!).

Entendeu porque reduzir a complexidade de um alimento a apenas um nutriente é um desserviço para a humanidade? Pior, essa valorização excessiva da proteína ocasiona esse pensamento de "quanto mais, melhor!". E isso é até perigoso.

O ovo é um ALIMENTO, não um NUTRIENTE. Assim como o arroz possui carboidratos, proteínas - sim, temos proteínas no arroz! e não é um "miserê", não. TÁ PASSADA? -, fibras e diversas vitaminas, o ovo também é um alimento com diversos nutrientes, que faz parte da cultura alimentar do Brasileiro e pode ser preparado de diversas formas e diferentes contextos. Assim como o arroz, o feijão, o milho, a banana, a mandioca, a laranja... e toda a beleza que é a diversidade de alimentos e de cultura alimentar que temos por aqui.

Perde-se muito, quando tentam reduzir alimentos aos nutrientes. Perde-se as raízes alimentares, perde-se a noção de equilíbrio e variedade alimentar...

Vamos combinar um negócio? Não vamos mais chamar a comida de nutriente? Comida, é comida. Nutriente, é nutriente.

Beijos da nutri (que come comida, não nutrientes!)

Postado por: Nutricionista Izabella Tesoto