Quando e como iniciar os talheres na alimentação do bebê?

Quando: entre 9 e 10 meses, quando ele começar a pegar alimentos e objetos fazendo movimento de pinça com o polegar e o indicador. Ultrapassar esta fase do desenvolvimento quer dizer que ele está apto para iniciar movimentos mais finos.
Mas não se iluda. A chance de seu bebê só pegar o talher e brincar é muito maior do que de fato pinçar o alimento e levar à boca. Está tudo bem. É um processo gradual.
Como: deixe ao lado do pratinho de comida. Inicialmente, você deve espetar o alimento com o garfo e apresente-o assim para o bebê. Deixe ele explorar. A prioridade, neste momento, não é levar à boca. Depois você pode, quando ele estiver com o garfinho vazio em mãos, auxiliá-lo a espetar o alimento. E repita o processo de vez em quando, sem forçar a barra. Comer na frente também ajuda, pois eles aprendem por imitação.
Importante: é sempre um treino. E exige tempo! Por isso é importante baixar expectativas e ter paciência. No entanto, quanto antes começar a apresentar os talheres, mais cedo ele vai aprender a se alimentar sozinho, com autonomia e a devida coordenação motora estimulada.
Ah, não vamos esquecer de algo fundamental: o garfinho deve ser aquele próprio para bebês, com cabo largo e pontas arredondadas (como na foto!).

Como foi a introdução dos talheres por aí?

Postado por: Nutricionista Izabella Tesoto